Publicado em 28/11/2023
*Rodrigo Silva
A interação entre a família e a escola desempenha um papel crucial no desenvolvimento e sucesso educacional das crianças. Cultivar a importância dessa relação requer iniciativas proativas tanto por parte das instituições escolares quanto das famílias.
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Indignação (2000, p. 29) inicia sua primeira carta pedagógica com destaque para essa realidade: A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face a autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões da liberdade.
“Moral, sim, moralismo não” (FREIRE, 2000, p. 38).
“Vigotsky defende a ideia de continua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano” (DAVIS, 1990:49).
Essas citações evidenciam a importância da interação social na aprendizagem, ambos os autores enfatizam a relevância do contexto social e ético na formação do indivíduo.
A dinâmica entre escola e família pode apresentar desafios diversos, sendo influenciada por uma variedade de fatores. Entre alguns obstáculos que se deve ter atenção, podem estar:
Comunicação Ineficaz | Desconhecimento do Papel dos Pais na Educação | Problemas Sociais e Emocionais |
Barreiras Culturais e Linguísticas | Falta de recursos | Resistência à Mudança |
A colaboração entre escola e família envolve o desempenho de funções distintas, entretanto são extremamente complementares. Embora as responsabilidades possam variar de acordo com a cultura, contexto social e nível educacional, podemos considerar alguns pontos de forma geral, que competem a cada uma das partes:
É importante ressaltar, que essa é apenas uma proposta, para visualizar as possibilidades de divisão de responsabilidades, e que elas podem variar com base em fatores culturais, sociais e econômicos. O ideal é uma parceria colaborativa, em que escola e família possam trabalhar juntas para o benefício integral do aluno.
O gráfico abaixo, mostra como foi a importância da participação da família junto a escola durante a pandemia da Covid-19:
Link para aprofundamento – CENPEC
Esta leitura, nos leva a uma reflexão que ressalta a relevância de promover uma colaboração constante entre escola e família, garantindo que o desenvolvimento dos alunos seja abrangente em ambos os ambientes. Essa interação contínua não apenas enriquece a experiência educacional, mas também fortalece os alicerces para um crescimento pessoal e escolar sólido e sustentável.
Participe do webinário sobre Família e escola – diálogos necessários ao cotidiano escolar com a pedagoga, especialista em Terapia Comunitária e Me. em Educação, Débora Marreiro, no dia 29/11. A live ocorre a partir das 19h no canal da editora. INSCREVA-SE AQUI.
*Rodrigo Silva é pedagogo e coordenador da equipe de assessoria pedagógica da editora IBEP.
Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.