Parceria educacional: O papel compartilhado de escolas e famílias no desenvolvimento integral dos alunos

Publicado em 28/11/2023

*Rodrigo Silva

A interação entre a família e a escola desempenha um papel crucial no desenvolvimento e sucesso educacional das crianças. Cultivar a importância dessa relação requer iniciativas proativas tanto por parte das instituições escolares quanto das famílias.

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Indignação (2000, p. 29) inicia sua primeira carta pedagógica com destaque para essa realidade: A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face a autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões da liberdade.

“Moral, sim, moralismo não” (FREIRE, 2000, p. 38).

“Vigotsky defende a ideia de continua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano” (DAVIS, 1990:49).

Essas citações evidenciam a importância da interação social na aprendizagem, ambos os autores enfatizam a relevância do contexto social e ético na formação do indivíduo.

A dinâmica entre escola e família pode apresentar desafios diversos, sendo influenciada por uma variedade de fatores. Entre alguns obstáculos que se deve ter atenção, podem estar:

Comunicação IneficazDesconhecimento do Papel dos Pais na EducaçãoProblemas Sociais e Emocionais
Barreiras Culturais e LinguísticasFalta de recursosResistência à Mudança

A colaboração entre escola e família envolve o desempenho de funções distintas, entretanto são extremamente complementares. Embora as responsabilidades possam variar de acordo com a cultura, contexto social e nível educacional, podemos considerar alguns pontos de forma geral, que competem a cada uma das partes:


Compete à escola:

  • Educação formal: Fornecer educação formal de forma acessível, seguindo um currículo específico e seguindo a normatização apresentada pela BNCC;
  • Ambiente de aprendizagem: Cabe à escola criar um ambiente de aprendizagem seguro, inclusivo e estimulante, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos alunos;
  • Avaliação e feedback: Avaliar o progresso dos alunos de forma contínua, e fornecer feedback aos pais sobre o desempenho como pontos a melhorar e suas conquistas;
  • Planejamento pedagógico: Desenvolver e implementar um plano de ensino prático, que atenda aos padrões educacionais e às necessidades dos alunos;
  • Comunicação eficaz: Manter canais de comunicação abertos com os pais, compartilhando informações sobre eventos escolares, atividades e o progresso dos alunos;
  • Envolvimento da comunidade: Estabelecer parcerias com a comunidade para oferecer recursos e apoio adicional aos alunos e suas famílias;
  • Apoio ao desenvolvimento socioemocional: Apoiar o desenvolvimento socioemocional dos alunos, proporcionando um ambiente que promova habilidades interpessoais, resiliência, autoestima, respeito, empatia e a responsabilidade.

Compete à família:

  • Apoio às atividades escolares: Oferecer apoio às atividades em casa, como ajudar com os deveres de casa, incentivar a leitura e a exploração de interesses individuais;
  • Participação em atividades escolares: Participar de reuniões de pais e mestres, eventos e iniciativas da escola;
  • Criação de um ambiente de aprendizado em casa: Criar um ambiente em casa que estimule a aprendizagem, com acesso a materiais educativos e um espaço adequado para estudos. Isso estimula a curiosidade e a criatividade;
  • Promoção de valores e respeito: Transmitir valores éticos e de respeito, compartilhando valores familiares, incentivando um comportamento adequado e responsável;
  • Estabelecimento de Rotinas: Estabelecer rotinas regulares para tarefas de casa, horários de sono e tempo de tela para promover um equilíbrio saudável entre a vida escolar e familiar;
  • Comunicação aberta com a escola: Manter uma comunicação ativa com a escola, compartilhando preocupações, informações relevantes como desafios em casa e necessidades específicas do aluno;
  • Promoção do desenvolvimento pessoal: Apoiar o desenvolvimento pessoal e emocional dos filhos, promovendo habilidades sociais regulares, empatia e resiliência;
  • Acompanhamento da saúde e bem-estar: Acompanhar a saúde e o bem-estar físico e emocional dos filhos, garantindo cuidados médicos adequados e promovendo hábitos saudáveis.

É importante ressaltar, que essa é apenas uma proposta, para visualizar as possibilidades de divisão de responsabilidades, e que elas podem variar com base em fatores culturais, sociais e econômicos. O ideal é uma parceria colaborativa, em que escola e família possam trabalhar juntas para o benefício integral do aluno.

O gráfico abaixo, mostra como foi a importância da participação da família junto a escola durante a pandemia da Covid-19:

Gráfico da pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, realizada pela Fundação Carlos Chagas

Link para aprofundamento – CENPEC

Esta leitura, nos leva a uma reflexão que ressalta a relevância de promover uma colaboração constante entre escola e família, garantindo que o desenvolvimento dos alunos seja abrangente em ambos os ambientes. Essa interação contínua não apenas enriquece a experiência educacional, mas também fortalece os alicerces para um crescimento pessoal e escolar sólido e sustentável.

Participe do webinário sobre Família e escola – diálogos necessários ao cotidiano escolar com a pedagoga, especialista em Terapia Comunitária e Me. em Educação, Débora Marreiro, no dia 29/11. A live ocorre a partir das 19h no canal da editora. INSCREVA-SE AQUI.

*Rodrigo Silva é pedagogo e coordenador da equipe de assessoria pedagógica da editora IBEP.

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