A BNCC e a didática da Matemática

Publicado em 04/05/2023

*Rodrigo Silva

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em cada etapa de ensino. No caso da Matemática, a BNCC influencia diretamente a didática utilizada em sala de aula, uma vez que define as competências e habilidades que devem ser trabalhadas em cada série.

Na Educação Infantil, por exemplo, a BNCC prevê que as crianças devem ser estimuladas a desenvolver o raciocínio lógico, a percepção espacial e a contagem.  Para desenvolver as habilidades de raciocínio lógico, percepção espacial e contagem na Educação Infantil, é importante oferecer atividades que envolvam o uso de diferentes materiais e que estimulem a curiosidade das crianças. Algumas sugestões de atividades são:

  • Quebra-cabeças: oferecer quebra-cabeças com diferentes níveis de dificuldade, desde os mais simples até os mais complexos, para que as crianças possam trabalhar a habilidade de raciocínio lógico, percepção espacial e coordenação motora fina.
  • Jogos de encaixe: jogos de encaixe, como os blocos de montar, ajudam a desenvolver a percepção espacial, pois as crianças precisam entender a relação entre as diferentes peças e como elas se encaixam.
  • Jogos de memória: jogos de memória, como cartas com figuras ou números, estimulam o raciocínio lógico e a contagem, já que as crianças precisam lembrar onde estão as cartas que correspondem aos pares.
  • Brincadeiras com blocos: brincadeiras com blocos de construção são ótimas para desenvolver a percepção espacial, já que as crianças precisam pensar em como construir diferentes estruturas.
  • Contando objetos: contar objetos é uma atividade simples, mas que ajuda as crianças a desenvolverem a habilidade de contagem. É possível contar objetos de diferentes tamanhos, cores e formas.
  • Atividades com formas geométricas: oferecer atividades com formas geométricas para que as crianças possam identificar as diferentes formas e trabalhar a percepção espacial.
  • Jogos de labirinto: jogos de labirinto são excelentes para estimular o raciocínio lógico, pois as crianças precisam pensar em como encontrar a saída do labirinto.

Esses são apenas alguns exemplos de situações em que a BNCC pode ser trabalhada na Educação Infantil. É importante lembrar que todas as atividades devem ser adaptadas à realidade e às necessidades das crianças, levando em consideração o contexto em que elas estão inseridas.

Já no Ensino Fundamental, as competências incluem o desenvolvimento do pensamento algébrico, a compreensão de grandezas e medidas, a resolução de problemas e a interpretação e construção de gráficos. Destaco alguns exemplos de situações em que as competências previstas na BNCC podem ser amplamente exploradas no Ensino Fundamental:

  • Desenvolvimento do pensamento algébrico: a BNCC prevê que os estudantes do Ensino Fundamental devem ser capazes de compreender e utilizar os conceitos fundamentais da álgebra. Para isso, é possível propor atividades que envolvam a identificação de padrões numéricos, o uso de variáveis e a resolução de equações simples. Por exemplo, uma atividade pode ser a construção de sequências numéricas e a identificação da regra de formação.
  • Compreensão de grandezas e medidas: a BNCC prevê que os estudantes do Ensino Fundamental devem ser capazes de compreender e utilizar os conceitos de grandezas e medidas. Para isso, é possível propor atividades que envolvam a medição de comprimentos, massas e capacidades, a identificação de unidades de medida e a resolução de problemas envolvendo essas grandezas. Por exemplo, uma atividade pode ser a medição de objetos com fita métrica e a identificação da unidade de medida adequada.
  • Resolução de problemas: a BNCC prevê que os estudantes do Ensino Fundamental devem ser capazes de resolver problemas matemáticos de diferentes naturezas. Para isso, é possível propor atividades que envolvam a análise e interpretação de situações-problema, a identificação das informações relevantes e a escolha da estratégia adequada para a resolução do problema. Por exemplo, uma atividade pode ser a resolução de problemas envolvendo operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Interpretação e construção de gráficos: a BNCC prevê que os estudantes do Ensino Fundamental devem ser capazes de interpretar e construir gráficos de diferentes tipos. Para isso, é possível propor atividades que envolvam a leitura e a interpretação de gráficos de barras, gráficos de linhas e gráficos de setores, bem como a construção desses tipos de gráficos a partir de dados fornecidos. Por exemplo, uma atividade pode ser a leitura e interpretação de um gráfico de barras com informações sobre a quantidade de alunos em diferentes séries escolares.

Para que os alunos desenvolvam essas competências, é importante que os professores utilizem estratégias e recursos didáticos adequados. Na Educação Infantil, por exemplo, jogos e brincadeiras podem ser utilizados para estimular o raciocínio lógico e a contagem. No Ensino Fundamental, o uso de problemas contextualizados e aulas práticas que envolvam medidas e gráficos podem ser eficazes.

Além disso, a BNCC pode ser um aliado na formação de professores, uma vez que estabelece as competências que os docentes devem possuir para garantir uma educação de qualidade aos alunos. A avaliação do ensino de Matemática também pode ser guiada pela BNCC, uma vez que ela define os objetivos que devem ser alcançados em cada série.

Portanto, é fundamental que os professores estejam alinhados com as exigências da BNCC para que possam garantir uma educação de qualidade aos seus alunos. A participação em palestras e eventos de formação continuada pode ser uma excelente oportunidade para aprimorar seus conhecimentos sobre a BNCC e a didática da Matemática.

Já conferiu nosso webinário sobre a BNCC e a didática da Matemática? Nele compartilhamos experiências e estratégias que contribuem para uma educação de qualidade.

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*Rodrigo Silva é pedagogo e coordenador da equipe de assessoria pedagógica da editora IBEP.

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